quarta-feira, 21 de março de 2012

Especial Ayrton Senna






Hoje, dia 21/03/2012, Senna completaria 52 anos se ele estivesse vivo.
Então para homenagearmos este mito do automobilismo e do esporte mundial, falaremos nesta postagem sobre a carreira do tricampeão.
Sua carreira na fórmula 1 começou em 1984, pela extinta equipe Toleman.
O show que Ayrton proporcionou no GP de Mônaco, debaixo de uma tempestade (e que o Ayrton foi sacaneado com a corrida sendo interrompida na metade, quando estava prestes a ultrapassar Alain Prost, mostrou ao mundo o surgimento de uma estrela da fórmula 1.
Em 1985 Senna foi para a Lotus Renault, conquistando a sua primeira vitória em Estoril, Portugal, de novo de baixo de chuva.
Senna ficou na Lotus até 1987, e Assinou o que seria uma parceria de sucesso nos anos seguintes, com a Marlboro McLaren Honda, sendo companheiro de Alain Prost.
Assim, a disputa em 1988, se limitou apenas entre os dois pilotos, alternando vitórias entre um e outro. Curiosamente foi o GP de Monaco, onde ele estava liderando com folga a corrida quando ele bateu o carro na entrada do túnel, que Ayrton ganhou forças para disparar na frente nas outras corridas e chagar a decisão no Japão na frente de Prost. A pressão estava sobre Senna naquela corrida e Senna deixou o motor morrer na largada. De pole position ele caiu para A 16ª posição. Porém a reação foi espetacular, a a chuva ajudou Senna mais uma vez. Assim, senna alcançou Prost e consegue fazer a ultrapassagem... e conquista o campeonato de pilotos de 1988.
Em 1989, a disputa entre Senna e prost, que antes era saudável e na pista, tornou-se uma briga entre os pilotos e virou também uma disputa politica na F1. Os dois PPilotos estavam em pé de guerra, e o ápice do campeonato foi o acidente na curva Casio, provocado intencionalmente por Prost, para tirar Senna da corrida, pois ele sabia que pelos pontos, se Senna não completasse a prova Prost seria o campeão. Mas Senna não desistiu da corrida, cortou a curva e seguiu para os boxes, perdendo muito tempo. Ainda sim ultrapassou seus adversários e ganhou a corrida. Mas o pior estava por vir... Prost, vendo o Senna voltando a corrida, foi para a sala dos comissários, qye repreenderam Senna após a corrida e o desclassificaram, declarando Alessandro Nanini o vencedor da prova.
Jean Marie Ballestre, presidente da FIA, puniu Senna suspendendo-o, e Senna quase desistiu de correr na F1.
Chega 1990, e Prost sai da Mclaren e vai para a Ferrari, e Senna tem um campeonato em que a McLaren estava em queda de braço com a equipe italiana. Mas tudo se decidiu novamente em Suzuka, no Japão, desta vez com Senna em vantagem nos pontos. Ayrton havia sido pole position, e ele tinha o direito de escolher qual o lado iria largar. Ele escolheu o lado mais limpo, pois pelo lado sujo o carro tem menos tração pra largar. Mas Ballestre não permitiu, pois Prost era segundo. Na largada, Senna perde a posição para prost mas o mesmo deixa um espaço que Senna tenta usar para ultrapassar, mas Prost fecha a porta e os dois batem na primeira curva, decidindo o campeonato para Senna.
1991 foi um ano em que a metade do campeonato foi dominada pela Mclaren e a outra a Williams teve um ótimo desempenho com um chassi revolucionário criado por Adrian Newey, hoje na Red Bull. Uma das vitórias mais inesquecíveis foi o GP do Brasil, em interlagos, onde ele dirigiu metade da corrida o carro com o cãmbio travado na 6ª marcha.
Mansell era a bola da vez como rival de Senna, que começou a ver sua vantagem diminuir nos pontos porque o carro da Mclaren estava sendo superado pela Williams FW14. Mas no fim o novo motor Honda e o novo carro MP 4/6B assegurou Senna na liderança ate o GP do Japão. O título foi decidido por um erro de Mansell na primeira curva, parando na caixa de brita e ali ficou. Senna, já campeão de 1991, deixa seu Companheiro Berger passar e ganhar a corrida.
A Williams apostou na eletronica em 1992, com a suspensão ativa, em que o balanço do carro era controlado por computador. Assim, Senna não conseguia superar os carros da Williams, pois a McLaren não conseguia evoluir na mesma proporção. Mesmo assim, a histórica corrida em Monaco, em que ele segurou Mansell metade da prova e ganhou a corrida, foi surpreendente. Mas Mansell ganhou o campeonato e abandonou a F1.
Prost, depois de ficar de fora em 92 por ter sido demitido da Ferrari em 91, voltou em 93 no lugar de Mansell, proibindo por contrato que Senna seja seu companheiro de equipe, assim, Senna mais uma vez não consegue entrar na equipe williams, e chega até a sondar a F Indy. CHegou a situação de fechar contratos por corrida na McLaren com a saída da Honda. Mas podemos dizer que 93 foi o ano dos shows. O maior deles no ano foi no GP da Europa, em Donington Park. Um circuito considerado com poucos pontos de ultrapassagem. Mas na largada Senna foi ultrapassado por Schumacher, com carro com motor melhor, apesar de ser da mesma marca, Ford. Mas ultrapassou-o logo em seguida, e depois ultrapassou na sequencia Karl Wendlinger, Damon Hill e Alain Prost, tudo isso na 1ª volta! Essa é considerada até hoje a 1ª volta mais espetacular da historia da F1. Porém Prost foi campeão de 93, e também em 93 foi a ultima vitória de Senna, em Adelaide, na Austrália.
Finalmente o caminho para Senna na Williams estava livre. Mas coincindentemente, em 94 os recursos eletrônicos foram proibidos pela FIA, e os carros ficaram mais instáveis pois os chassis estavam adaptados para os recursos. E a Bennettonganhou as primeiras corridas com Schumacher , utilizando o controle de tração sem avisar a FIA. Chega a corrida de San Marino, em Ímola. Foi o fim de semana mais obscuro da história da F1. Começou o show de horrores com o gravíssimo acidente de Barrichello nos treinos de sexta e a morte de Roland Ratzemberger no sábado. Senna conseguiu colocar seu carro na pole apesar de o carro estar muito instável. Mas a morte de Ratzemberger deixou todos transtornados, inclusive Senna.
Na Largada, Pedro Lami e J J Letho se chocaram e os destroços atingiram a arquibancada. DEpois da entrada do safety car, a corrida recomeçou. Senna liderava até a 6ª volta quando a barra de direção se rompeu e Senna perdeu o controle do carro, batendo na curva Tamburello. Uma barra da suspensão direita perfurou a testa de Senna, e a equipe médica tentou reanimá-lo, sem sucesso. Foi levado ao Hospital de Bologna, e sua morte foi anunciada.
Senna tem 161 corridas, 80 pódios, 41 vitórias, 65 poles, 614 pontos e 19 voltas mais rápidas, e um recorde que nem Schumacher em 20 anos conseguiu o que Senna fez em 10: 6 Vezes campeão em Mônaco.

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